Avant Garden: jogo de celular eco-amigável ajuda na coleta de dados arbóreos do portal GeoSampa

Parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove a reflexão sobre a fauna e a flora nas cidades e sua manutenção coletiva


Criado para conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente por meio da diversão, o Avant Garden é um jogo de “captura” de árvores, em que o usuário interage com indivíduos arbóreos previamente mapeados em circuitos distribuídos na cidade de São Paulo e colabora com o mapeamento voluntário de arborização.

O projeto possui um termo de cooperação técnica com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) que, seguindo os critérios exigidos pela pasta, tem em vista compartilhar as informações e fotos de todas as espécies identificadas com a base do portal GeoSampa, que coleta e armazena dados da geografia paulistana.

De acordo com Tamires de Oliveira, chefe de gabinete da SVMA, “essa é mais uma parceria estratégica da cidade de São Paulo, que utiliza dados coletados a partir dos registros de usuários do aplicativo. Esse programa promove a participação popular e auxilia o trabalho dos profissionais que atuam na preservação e recuperação da flora, através do mapeamento e atualizações sobre as árvores da cidade”.

Esta plataforma, financiada pelo Promac (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais), da lei de incentivo do Município de São Paulo, foi aprovada pela Secretaria Municipal da Cultura e incentivada pela empresa BRQ Digital. Com um olhar direcionado ao desenvolvimento de ações socioambientais, fechou o mês de maio com 750 árvores cadastradas e 1000 usuários. Ela promete contribuir para a conservação da biodiversidade no município e favorecer a governança territorial.

Segundo Paulo Hartmann, criador do Avant Garden, “ter a oportunidade de estimular o olhar atento aos indivíduos arbóreos da cidade e disponibilizar os dados coletados de volta à municipalidade é uma honra e grande responsabilidade, possibilitando assim um maior engajamento e perenidade das ações apresentadas em 18 Centros de Educação Unificada (CEUs) da cidade de São Paulo”.

Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 10 são contemplados pelo Avant Garden

Previous
Previous

Aulas: Massimo Di Felice

Next
Next

Cronograma: CEUs e USP