Transiti Festival

Essa semana, no dia 4 de fevereiro, a convite de Massimo Di Felice o Avant Garden vai para Roma, mais especificamente em Castelli Di Romani, para apresentar no Festival Transiti. - Filosofia, Ecologia, Arte e Tecnologia do Terceiro Milênio.
Encontros sobre o futuro em preparação para a segunda edição do festival das conexões dedicado à obra e ao pensamento de Mario Perniola.

Domenica 4 Febbraio Museo Civico di Marino
Il futuro dell’Ecologia

11,00 Tavola rotonda sul futuro verde e digitale delle città
Paulo Hartmann Avant Garden Brasil

Futuros imprevistos

O futuro não é como imaginamos. Se no passado, no imaginário coletivo, o conceito de futuro sempre esteve associado a algo triunfante e muito positivo (progresso, desenvolvimento, melhoria das condições de vida, revolução, etc.), ver hoje o futuro estimula em nós sentimentos conflitantes . As alterações climáticas, as inovações tecnológicas, as “hiperinteligências” digitais, o protagonismo dos não-humanos (florestas, vírus, clima, entidades digitais) apresentam-nos um cenário sem precedentes cujos desenvolvimentos futuros parecem incertos, imprevisíveis e, em vários casos, difíceis de prever. entender. O termo alemão Unheimliche possui vários significados que inspiraram o debate e o pensamento de diversos autores. Se na obra de Freud o termo indica o que é ao mesmo tempo familiar e perturbador, em Schelling adquire o significado de “tudo o que deveria ter permanecido oculto e que em vez disso emergiu”. Em Perniola a ideia de devir e de estranho assume o sentido de trânsito: “nunca antes nos encontramos diante de um devir que não tenha uma direção específica, um movimento privado de uma meta precisa (...) Não só perdemos o nosso passado e o nosso futuro, a nossa pátria e a nossa utopia, mas temos a impressão de que nada nem ninguém nos pode dar outro passado e outro futuro, outra pátria e outra utopia”. O termo atopia (do grego a-topos) descreve algo fora do lugar, indefinível, estranho, difícil de situar. Nossos futuros tornaram-se atópicos, indecifráveis e diferentes de como os imaginávamos. A segunda edição do Transiti, o festival das conexões, terá como foco a análise dos novos significados do futuro e será precedida de uma série de encontros sobre o tema que darão vida ao evento Transiti Incontri.

Links:
https://sbcr.comperio.it/comunicati-stampa/transiti-incontri-2-4-febbraio-2024/
https://www.castellinforma.it/home/event/121379
https://www.facebook.com/transitifestival
https://www.transitifestival.it/comitato-scientifico.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Perniola

 


Previous
Previous

Avant Garden no Corredor Ecológico Urbano do Butantã

Next
Next

A culpa é das Árvores?!